Ainda não me esqueci do desastre da Formula 1 mas isto é um caixote de ideias de um gajo que também é outras coisas além de doido por carros. Posto isto, há por aí muito que escrever sobre outros assuntos como, por exemplo, escutismo ora aí está!
Aí está um assunto que «dá pano p`ra mangas», com as bacoradas (vg. coisas de Baco ou provocadas pelo seu nectár...) "que nos trazem os nossos chefes, nossos irmãos mais velhos" - quase que me sinto ao redor da fogueira - e me aguçam a lingua viperina ou simplesmente me tiram a pica toda.
Canso-me de me repetir: na Lei do Escuta que eu aprendi há um artigo que me impele a ser amigo de todos e irmão de todos os outros que, como eu, são escuteiros. Bolas, eu tenho um irmão e lá em casa nunca ficou um acima do outro, lá em casa os meus pais ensinaram-me que os irmãos são iguais em direitos e deveres, devem respeitar-se, ajudar-se e proteger-se mutuamente acima de tudo, a bem da familia. Esta noção de familia que me foi transmitida fez com este fosse o mais importante valôr adquirido para a minha vida de adulto, agora também pai e chefe de familia.
Então de onde apareceram as hierarquias no escutismo? Será que, por estarmos ligados à Igreja, temos de copiar a sua estrutura? Ou será algum tipo de recalcamento militarista? Quanto mais tempo cá ando, mais vejo inemizades, interesses instalados e falsidades. Mas será que alguém lucra com guerrinhas da treta?
Tou muito amargo, se calhar sem razão e são tudo fantasmas dentro da minha cabeça, somos todos muito amigos, até mesmo irmãos e as discusões são só sobre os cereais de pequeno almoço que acabaram...
Já volto
29 novembro 2006
09 outubro 2006
NÃO QUERO SABER MAIS DISTO
PRONTO, TOU FULO DA VIDA, TOU PI/URSO, ISTO NÃO SE FAZ, UM GAJO QUE EM TODA A CARREIRA SÓ TINHA PARTIDO 3 MOTORES FOI ESCOLHER LOGO ESTA ALTURA PARA PARTIR MAIS UM???? DETESTO PENSAR NO TAXISTA A LEVANTAR MAIS UMA TAÇA, PARA MIM ACABOU A TEMPORADA, NÃO VOU ASSISTIR A MAIS NENHUMA CORRIDA. SE NÃO CHOVER NO BRASIL O TAXISTA TEM AQUILO GANHO E NÃO LHE CABE NEM MAIS UM FEIJÃO NO...VOU-ME EMBORA
VOLTO (SE ME APETECER)
VOLTO (SE ME APETECER)
02 outubro 2006
Tá no papo
Isto não está bom para taxistas, trocam os pneus, já se sabe: vem uma chuvinha, ficam com medo que o taxi derrape e vai de meter pneu de chuva, não bate mas também não ganha, isto da formula 1 é para quem tem coração! O velho vai fazer muita falta no próximo ano, eu por mim achava que mais um anito não fazia mal e dava para chegar à centena de vitórias, é assim um numero mais redondo porque 93 vitórias (91 mais os dois próximos...) não é facil de memorizar. Mas um ferrarista não desarma e espero que o iceman possa aprender a conduzir rapidamente para estar á altura do desafio.
já volto
já volto
28 setembro 2006
Não posso resistir mais
Não vale a pena não escrever sobre o assunto, os meus miúdos estão quase de regresso de um passeio idílico cheio de marmelada que até enjoa (esta de enjoar teve piada, não teve???) e eu estou cheio de saudades deles. Por falar nisso, agora passou a ser «eles» e não apenas o meu menino, claro que as bocas e graçolas acabaram naquele momento único que tive o privilégio de testemunhar e apadrinhar, agora são os dois como um só e, portanto, passei a ter também a minha menina (desde que ela cuide bem do meu rapaz, claro). É curioso e indefínivel o sentimento: gosta-se de alguém como amigo, herói, irmão, filho, em quase todos os casos é possivel identificar a correspondência mas aqui as coisas baralham-se e é um misto de tudo isto como se se pudesse assim definir a sublimação da amizade. Estou ansioso pelo regresso dos putos mas também sei que nada será como dantes, porque já passei pela mesma mudança de ritmos e objectivos de vida, é isso crescer, é isso o que é natural e desejável. Mas também sei que nada disto muda a essência do Ser, antes a alimenta e faz crescer. O melhor do mundo para quem mais o mereçe!
Já volto
Já volto
26 setembro 2006
As saudades que eu já tinha...
Estou há bastante tempo sem escrever, o tempo passa, as ideias correm, se não escrevo logo parece que passa o interesse. Mas há montes de coisas a acontecer como o inicio do novo ano escuta com actividades espectaculares em perspectiva e acho que este ano vou estar melhor. Com o passar dos anos vai sendo cada vez mais dificil encontrar motivação, especialmente quando se está tão afastado da actividade. Acho que é por isso que sempre defendi um escutismo para os mais novos, com uma presença não mais do que discreta dos mais velhos, que se limite ao conselho e à ajuda - por vezes, um bom conselho pode ser um excelente «shortcut» no planeamento de algo -. Mas ainda em relação à motivação, é duro sobreviver assistindo a tanta guerrilha interna dentro do escutismo, a certa altura parece que as pessoas não se suportam e acham que todos os outros são desnecessários, burros e enfadonhos. Claro que o individuo que não alinhar neste andamento é ultrapassado pelos acontecimentos, resta saber se a pessoa se importa de ser ultrapassada ou se está, pura e simplesmente, «nas tintas» tipo: deixa-os falar que a minha guerra não é esta, e vamos vivendo. Aos tais heróis que tudo sabem e tudo fazem na perfeição sem precisar de ninguém eu futuralizo: E um dia os ninguéns deixaram-se disto, voltaram para o escutismo simples e descontraído dos agrupamentos e os hérois ficaram alegremente sós!
Já volto
Já volto
12 setembro 2006
Adeus Campeão
![](http://photos1.blogger.com/blogger/5606/3061/200/scumi_1024.jpg)
A História encarregar-se-á de te fazer a justiça de te considerar o melhor de entre os melhores de todos os tempos. Para quem tem sempre dúvidas e fala constantemente dos «novos lobos que não têm nada a perder» (citando F.Briatore) aí estás tu a provar que continuas a ser mais rápido que eles e que também nada tens a perder: os teus sete (ou irão ser oito???) titulos já ninguém os tira e os jovens lobos ainda não têm andamento para tí. Toda a boa sorte para a conquista dos dois pontos que faltam, só isso é agora preciso para minimizar a tristeza de saber que não teremos o Rei das Pistas no próximo ano a alimentar o palmarés pessoal e da nossa Ferrari.
Já volto (voltas também?)
01 agosto 2006
Ansiosamente esperado
Hoje acabou o trabalho, pronto, já está: estou de férias. Este momento ansiosamente esperado parecia nunca mais chegar mas agora é ponto assente, não há volta dar-lhe. Planos fabulosos para estas enormes duas semanas, é bom que os dias estiquem senão não vai dar nem para metade do que quero fazer. Para já vão uns dias de sorna para pôr o corpo em forma e depois logo se vê. Boas férias
Já volto
Já volto
30 julho 2006
Agora tinha de ser
Montes de tempo sem cá vir meter a escrita em dia, agora tinha mesmo de ser, TRÊS vitorias
seguidas e o taxista a vê-los passar. E veêm-se bem: são encarnados, muito rápidos, com um «cavalino rampante» na frente e uma maquina ao volante que parece não ter idade. Eu já tinha avisado antes, a renault (até custa escrever palavras destas...que nojo) pode ir buscar o Tiago a custo zero e despacham o taxista mais cedo para a mclaren, hihihi, tem sido uma limpeza: fomos a França vencer os «taxis», agora na Alemanha despachámos os «fogareiros». Força Ferrari, vamos esquecer o ano passado e voltar ao normal. Agora estou de férias, se calhar
venho cá mais vezes,
Já volto
![](http://photos1.blogger.com/blogger/5606/3061/200/diapo_1293.0.jpg)
![](http://photos1.blogger.com/blogger/5606/3061/200/diapo_143.jpg)
Já volto
11 junho 2006
Então é hoje ou nunca mais
Pois é, temos de dar todos uma ajuda e eu não fico de fora, vou expressar a meu apo
io à selecção portuguesa, a sério, espero que passem um pouco mais á frente da primeira fase quanto mais não seja para justificarem o dinheirão que o país gasta com esta brincadeira de estágios, hotel de luxo especialmente construído para o efeito, seleccionador estrangeiro que ainda não conseguiu fazer melhor do que o Humberto Coelho mas ganha muito maior vencimento. Epá, isto é que é dar apoio, olha se fosse p'ra deitar abaixo... mas é um mau humor justificado pela miséria que a minha doença (Ferrari) continua a fazer, hoje fomos como a selecção de futebol: tinhamos tudo para ganhar o GP e perdemos em toda a linha, outra vez o primeiro dos últimos e lá se foi mais um campeonato para o taxista espanhol. Ouvi dizer que pode haver uma possibilidade de voltarmos a ter F1 no Estoril, espero que o Tiago Monteiro se mantenha mais algum tempo por lá porque isso pode ser uma boa ajuda, coitado do rapaz que não tem carro de jeito mas poderá ser importante para o regresso da Formula 1 a Portugal. Aliás, podiam pôr o taxista a conduzir o Midland e davam um carro de jeito ao Tiaguito. Bem, vou parar com isto e voltar para o trabalho, hoje não tou inspirado.
Já volto
![](http://photos1.blogger.com/blogger/5606/3061/320/cavallino.gif)
Já volto
06 junho 2006
Será que ainda há?
Pois é, pergunto se ainda haverá muito para arder neste país. Portugal quer adquirir meios de combate a incêndios mas corremos o sério risco de esses meios virem a ser demais: por este andar, quando chegarem esses equipamentos só existirão jardins e canteiros. Gostava então de saber como é que os pilotos das aeronaves vão fazer para sobrevoarem o meu vaso, o canteiro e as duas floreiras, acho difícil! Quando virá a justiça a sério para este país? Será assim tão complicado as pessoas entenderem que têm de deixar de defender só o seu «quintal» e alargarem os horizontes dos seus interesses e preocupações para o bem comum? Estamos entregues à bicharada, quero dizer, a juízes abichanados que se regem por critérios dúbios (acho que os excita o aspecto mausão dos criminosos...) e teimam em não castigar quem prevarica. É verdade que não tenho aqui identidade secreta, se calhar ainda vou preso mas não hei-de fazer cara de mau senão ainda tenho que aturar um juiz abichanado a assediar-me, livra, antes preso!
Já volto
Já volto
02 junho 2006
Começar bem
Pois é, o novo mês não tem corrido mal - ainda mal começou, é claro - mas promete, aliás hoje o dia correu tão bem que fiz o que tem que ser feito num dia destes: saí a horas decentes antes que a coisa desse para o torto... Ontem também foi um dia importante não só para os putos que se encheram de festa mas porque pude participar numa reunião da Direcção do Agrupamento, isto sim é voltar ao mundo dos vivos, qualquer dia até apareço na Sede ou numa Actividade, hé-lá isto já é um bocado a abusar! Mas foi giro verificar que continuamos na mesma: todos curtos de tempo, mas todos cheios de vontade. Isto faz-me regressar à conversa anterior sobre o caminho do CNE que quer seguir uma «via profissionalizante» dos dirigentes, que não é compatível com as realidades que quase todos nós vivemos. A coisa é simples e em formato redondo: quem tem um bocado de tempo organiza um programa tão intenso que asfixia e impede que o comum chefe de escuteiros não consegue absorver porque tem os seus deveres no seu agrupamento, na sua paróquia e acima de tudo na sua familia. Todos os dias há uma reunião important
e sobre um tema inadiável algures na região, todos os fins de semana há um Conselho importantíssimo ao qual não se pode faltar, a malta não pode estar em todo o lado e não vai, quem tem tempo vai e vota, depois ninguém pode reclamar se não esteve «lá». è claro que ainda ninguém ousou dizer com todas as letras que, se calhar, quem tem o tal tempo para tudo é exactamente quem também não sabe fazer nada, logo, não tem ocupação e consequentemente não tem conhecimentos ou sensibilidade para decidir ajuizadamente sobre a vida de um movimento destes. Depois querem que uma coisa tão simples e bela como o escutismo seja inundada de «disposições legais» e regras absurdas que desmotivam e afastam quem realmente tem capacidades e gosto por isto. E pá, nem parece que o dia me correu bem, mas correu
Já volto
![](http://photos1.blogger.com/blogger/5606/3061/320/Image72.jpg)
Já volto
30 maio 2006
Ó mãezinha, isto nunca mais acaba
Alguém me pode explicar se um dia o Rock in Rio e o Mundial de Futebol vão ter um fim? Estou farto de publicidade tipo bombardeamento Bushiano sobre território saddamisado. É claro que quando acabarem estes respeitosos eventos culturais e desportivos, logo aparecerão outros para nos encher o rádio de anúncios pseudo-engraçados. Pois é, tou decidido, vou mesmo investir num leitor de CD para o carro, daqueles que leêm tudo incluindo a mais genuina pirataria; é a solução lógica para se ouvir exactamente a música que se quer e sem interrupções.
Agora a sério, um dia destes li uma mensagem dum nosso companheiro escuteiro do CNE que me surpreendeu: então não é que o rapaz, altamente qualificado e respeitado, botou faladura acerca de tudo aquilo que eu também acho que de mal está a acontecer ao nosso CNE? E não ficamos por aqui porque, neste sábado, conversando com um companheiro do nosso 625 concluí que já somos 3 a pensar naquelas coisas. Será que há mais gente por esse Escutismo Católico Português a pensar que isto da burocracia, da tecnocracia e da burguesia não deveriam ter cabidela aqui no movimento do velhote BP? É caso para me pôr a dissertar sobre o caso um dia destes e não vai ser bonito de lêr... fica combinado, agora vou jantar e, adivinharam, tomar uma banhoca.
Já volto
Agora a sério, um dia destes li uma mensagem dum nosso companheiro escuteiro do CNE que me surpreendeu: então não é que o rapaz, altamente qualificado e respeitado, botou faladura acerca de tudo aquilo que eu também acho que de mal está a acontecer ao nosso CNE? E não ficamos por aqui porque, neste sábado, conversando com um companheiro do nosso 625 concluí que já somos 3 a pensar naquelas coisas. Será que há mais gente por esse Escutismo Católico Português a pensar que isto da burocracia, da tecnocracia e da burguesia não deveriam ter cabidela aqui no movimento do velhote BP? É caso para me pôr a dissertar sobre o caso um dia destes e não vai ser bonito de lêr... fica combinado, agora vou jantar e, adivinharam, tomar uma banhoca.
Já volto
28 maio 2006
em cheio
este sim, é um fim-de-semana, hoje fiz gazeta outra vez, depois de não ter bulido ontem por razões familiares. Que sensação, já nem me lembrava do que se descansa em dois dias seguidos sem fazer nada. Mas nem tudo é perfeito, o Schumacker tinha de estragar o GP com aquela palhaçada no sábado; assim vai ser mais um ano de sofrimento a ver o taxista espanhol a conduzir a 4L como se aquilo fosse um F1, é duro. E pergunto eu a mim próprio: afinal isto não ia ser um espaço de escutismo? Claro que não, isto é um espaço de um escuteiro, de vez em quando é escutismo, outras vezes escrevo sobre outras coisas. Afinal estou a ser coerente: se me farto de dizer disparates porque não hei-de também escrevê-los? Mas interessa impôr, desde já, algumas regras básicas a saber: nunca vou começar com «querido diário...», aqui não se comenta o tempo tipo «isto é que tá uma brasa, alguns 40 graus lá fora» (esta mesma regra aplica-se ao inverno), não se fala bem de nenhum político e não se fazem comentários sobre, não esta não, pode-se comentar sobre gajedo claro que sim senão isto perde p'raí 98% do interesse. Pronto, tá feito o regulamento interno.
Já volto
Já volto
27 maio 2006
aqui começa não sei bem o quê
Olá a todos os que se distraíram e passaram por aqui, gosto de ser escuteiro, não tenho tempo para continuar a sê-lo, aos quarenta tornei-me trabalhodependente e estou a dar cabo de tudo o que gosto de fazer na vida. Acho que já não sei fazer mais nada além de trabalhar. Aos sonhos de infância sucedem as ideologias da juventude e a estas sobrevêm as desilusões correspondentes às opções de vida que se fizeram. Quer se queira quer não, somos aquilo que construímos na nossa vida, se formos inteligentes a gerir as ideologias da juventude poderemos obviar muitas dequelas desilusões; se preferimos não nos chatearmos muito com essa coisa do futuro, depois vivemos o resto da vida com a consequência. Aos mais jovens deixo um conselho, a vida adulta nunca mais será como o que estão a viver agora, vivam intensamente cada bocado.
Já volto
Já volto
Subscrever:
Mensagens (Atom)